•  Abhiyana 

  •  Carmen Faustino 

  •  Ferdnando 

  •  Isadora Ravena 

  •  Jeferson Alves 

  •  Jefferson Campos 

  •  Leandro Colling 

  •  PC 

  •  Rafael Leopoldo 

  •  Sara Wagner York 

Abhiyana

Escritora de contos eróticos, atriz, podcaster & criadora do projeto Textos Putos.


Carmen Faustino

Mulher periférica, poeta e escritora, educadora, gestora sócio-cultural e ativista em São Paulo. É pesquisadora das culturas negras e periféricas e atuante no cenário cultural há 12 anos. É uma das idealizadoras e articuladoras do Núcleo Mulheres Negras – O amor cura, de vivências e cuidado coletivo entre mulheres negras. Coordena o projeto Baobá – Fortificando as raízes, de formações sobre África e Africanidades na perspectiva da Lei 10/639/2003. Integra o coletivo Samba Sampa e o grupo artístico Massembas de Ialodês. É editora e produtora de projetos de valorização da presença e das narrativas de Mulheres Negras na Literatura e na cultura do Samba. Autora da obra Estado de Libido ou poesias de prazer e cura (2020), assina a co-organização e editoração das publicações Pilar Futuro presente – Uma antologia para Tula (2019), Coleção Sambas Escritos (2018), Mulheres líquido – Os encontros fluentes do sagrado com as memórias do corpo terra (2015), Terra Fértil (2015) e Pretextos de Mulheres Negras (2013). Participa das antologias Inovação ancestral de Mulheres Negras (2019), Griots da Diaspora Negras (2017), Além dos quartos (2015) Feminina – Periferia um pedaço da África (2015) e das revistas O Menelik – 2º Ato (2014),  Fala Guerreira (2015 e 2018); e  Sujeitos, frutos e percursos – Projeto jovens facilitadores de práticas restaurativas(2017).


Ferdnando

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Economia do Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre e doutor (stricto sensu) pelo Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisa atualmente a interface Educação Ambiental na perspectiva de uma Ecopolítica/Ecogovernamentalidade.


Isadora Ravena

Travesti, artista, pesquisadora e professora. É mestranda no programa de pós-graduação em artes e graduada na licenciatura em teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC). Autora do livro "Sinfonia para o fim do mundo".


Jéferson Alves

Pessoa com Deficiência. Mestre e Doutorando em Antropologia Social (UFRGS), escritor, autor do livro “Devaneios cotidianos de um claudicante” (2017). Licenciado em História. Atualmente pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Antropologia do Corpo e da Saúde (NUPACS/UFRGS).


Jefferson Campos

Mestre e Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá. Suas pesquisas se organizam no campo teórico dos Estudos Discursivos Foucaultianos e abordam as seguintes temáticas: (i) Língua(gem) e a ordem do discurso digital; (ii) a imagem e(m) discurso; (iii) o funcionamento discursivo dos espaços virtuais/digitais de de divulgação e/ou curadoria de arte e de produtos culturais; (iv) memória e esquecimento e; (v) dispositivo, biopolítica e pacto de segurança. No campo dos Estudos Decoloniais, suas pesquisas abordam os seguintes temas: (i) Epistemologia do Sul; (ii) representação, representatividade e identidade; (iii) autoria e intelectualidade negra e; (iv) linguagem e raça. Foi coordenador do curso de Letras no Centro Universitário Cidade Verde (UniFcv), coordenador do Curso de Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário Metropolitano de Maringá (Unifamma) e membro efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos também na Unifamma. Atuou como docente no Centro Universitário Metropolitano de Maringá, onde lecionou disciplinas nas áreas da Linguística e da Língua Portuguesa, da Metodologia do Trabalho Científico, do Ensino de Artes e das Políticas Públicas para a Educação. É membro das seguintes associações científicas: Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN),; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras - GT Estudos Discursivos Foucaultianos (Anpoll); Coletivo de Linguistas e Linguistas Aplicados/as Negros/as (@linguativismo) e vinculado aos seguintes grupos de pesquisa certificados no DGP Lattes: Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UEM (Geduem); Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Gêneros, Discursos e Comunicação na Amazônia (Unir - Hibiscus) e; Grupo de Pesquisa Linguagem e Racismo (UFSB - GPLR).


Leandro Colling

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPQ, graduado em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestre (2000) e doutor (2006) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Professor associado do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) Professor Milton Santos, professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, da Universidade Federal da Bahia, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS), da Universidade Federal do Oeste da Bahia. É um dos criadores e integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS) e um dos criadores e editores da revista acadêmica Periódicus. É autor dos livros A vontade de expor - arte, gênero e sexualidade e Que os outros sejam o normal: tensões entre movimento LGBT e ativismo queer (traduzido e publicado, em 2019, na Espanha, pela Editora Egales) e organizador dos livros Stonewall 40 + o que no Brasil?, Estudos e políticas do CUS, Dissidências sexuais e de gênero e Artivismos das dissidências sexuais e de gênero, todos editados pela Editora da Universidade Federal da Bahia.


PC

Formado em filosofia, mestre em Ciências Sociais, doutor em Educação. Professor universitário da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Vilhena, no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação. Performer com ações e instalações que dialogam com negritude, afetos, decolonialidade, nudez, cu e existências nos/pelos espaços.


Rafael Leopoldo

Filósofo e autor dos livros "Temporadas de Abandono", "Teoria Queer e Micropolítica", "Tango: o baile dos corpos dóceis" e "Cartografia do pensamento queer". Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012); Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015). Doutorando em Filosofia na Universidade Federal de Ouro Preto.


Sara Wagner York

Travesti da/na educação, doutoranda em educação (GESDI/FFP/UERJ), pai, coautora do relatório da ANTRA, avó, pesquisadora e bolsista CAPES. Deficiente visual, pai, avó. Mestre em Educação (ProPEd / UERJ e Bolsa do CNPq), Especialista em Gênero e Sexualidades (CLAM / Instituto de Medicina Social - UERJ) e Especialista em Orientação Escolar, Supervisão Escolar e Inspeção Escolar (ISV). Graduada em Letras - Literatura Inglesa (Licenciatura / UNESA), Pedagogia (Licenciatura / UERJ) e Letras Vernáculas e Literaturas Brasileiras, Portuguesas e Africanas em Língua Portuguesa (Licenciatura / UNESA). Voluntária na ONG Britânica Sahir House no Reino Unido (2011/2012) onde trabalhou em ações de inclusão social e permanência de refugiados oriundos do Oriente Médio, América Latina e África. Recebeu a Medalha ALUMNI da Universidade Estácio de Sá (2017) pela luta na implantação do espaço para o nome social, nas plataformas educacionais da instituição, além de trabalhos científicos desenvolvidos na instituição (RJ) e atuando junto à comunidade carioca na Região dos Lagos, Membro da Associação Nacional de pessoas trans e travestis - ANTRA, Participa de grupos feministas interseccionais, QUEER e CRIP. É professora mediadora na disciplina de Informática em Educação no curso de Pedagogia / Ensino à Distância na UERJ. Atualmente é doutoranda em Educação na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, sob orientação da Profª. Drª. Denize Sepulveda, líder do GESDI - Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da História e dos Cotidianos. Estou pesquisando temas como as desigualdades e a diferença, a laicidade e o backlash e a bio/necropolítica e as identidades como estruturas determinantes para a exclusão/inclusão travesti/trans no contexto homonacionalista brasileiro. Pesquisa, traduz e escreve sobre TRANSEPISTEMOLOGIAS (e o corpo Intersexo) na Educação e na formação educacional. É Bolsista CAPES.

Inscrições Encerradas

Orgio é...

... é uma suruba de ideias. de pessoas. de histórias. de possibilidades. é pensar sobre outras trajetórias. Sair do CIS-TEMA. Provocar. Questionar. 

Orgio à Brasileira - escritas visuais

Provocar o debate de temas que conversam diretamente sobre as interseccionalidades das existências a partir, exclusivamente, de escritos publicados por autorxs brasileires e a conexão destes temas com o fazer artístico contemporâneo.


© 2021 Orgio à Brasileira.
Design by The Red Studio