Apresentação

Orgio à Brasileira - escritas visuais é um curso de extensão organizado pelo Mestrando em Poéticas Visuais Chris, The Red do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação da professora doutora Tetê Barachini.

O curso é composto por uma série de encontros online, a serem realizados pela plataforma Zoom, com escritorxs brasileires que publicaram livros com temáticas que conversam com assuntos da contemporaneidade como Identidade, Gênero, Sexualidade, Dissidências, Marcadores Sociais e afins.

Em cada encontro, cada autor e/ou autora discorrerá sobre os temas abordados em seus respectivos livros numa busca por aprofundar tais temáticas com o público inscrito. A cada encontro – Chris, The Red – apresentará séries fotográficas desenvolvidas a partir da leitura dos livros a serem debatidos pelxs autorxs.

Temas como identidade, gênero, sexualidade entre outros e suas interseccionalidades são de grande relevância para o contexto contemporâneo diante dos diversos movimentos de resistência, principalmente, nas nossas sociedades brasileiras, onde todos estes assuntos se cruzam profundamente. Assim, esta série de encontros visa provocar debates sobre estes temas a partir do olhar/ponto de vista de pesquisadorxs e escritorxs brasileires que estão inseridos neste cenário brasileiro de forma mais próxima. Além disso, como estas temáticas conversam com o próprio fazer artístico contemporâneo a partir das fotografias do artista visual e fotógrafo Chris, The Red, completando estas discussões. A união da escrita e da imagem como potência para alavancar ainda mais as conversas.

Inscrições Encerradas

Orgio é...

... é uma suruba de ideias. de pessoas. de histórias. de possibilidades. é pensar sobre outras trajetórias. Sair do CIS-TEMA. Provocar. Questionar. 

Orgio à Brasileira - escritas visuais

Provocar o debate de temas que conversam diretamente sobre as interseccionalidades das existências a partir, exclusivamente, de escritos publicados por autorxs brasileires e a conexão destes temas com o fazer artístico contemporâneo.


© 2021 Orgio à Brasileira.
Design by The Red Studio